5% Arquitetura + Arte
A magazine 5% Arquitetura + Arte, 1808-1142, foi fundada em 2005 por iniciativa da arquiteta, escritora e desenhista Dra. Edite Galote Carranza e do pintor, poeta, escritor e arquiteto MA. Ricardo Carranza.
Desde então, a 5% Arquitetura+Arte atua de forma independente à divulgação de artigos e manifestações artísticas.
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Trajetória Walter Ono
LEDA MARIA LAMANNA FERRAZ ROSA VAN BODEGRAVEN
EDITE GALOTE CARRANZA
Resumo
O arquiteto, artista e professor Walter Ono (1946- ) é graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1970. Ele pertence a geração de arquitetos paulistas que investigou novos caminhos para sua produção a partir do questionamentos do status quo arquitetônico (CARRANZA, 2013). Como artista, Walter Ono participou da 9ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1968. Atuou por cerca de 25 anos como desenhista/ilustrador em publicações das revistas Recreio, da Editora Abril e Bloquinho, da editora Bloch, bem como ilustrações e projetos gráficos de mais de cinquenta livros infantis.
Schigueru Ono, seu pai, foi o primeiro japonês formado em engenharia pela Politécnica da USP, geração de profissionais e contemporâneos como: os engenheiros-arquitetos Vilanova Artigas, Zenon Lotufo, Mário Schemberg, Ícaro de Castro Mello, entre outros.
Walter Ono (W.O.) responde às perguntas formuladas pelas entrevistadoras Leda Maria Lamanna Ferraz Rosa van Bodegraven (L.B.) e Edite Galote Carranza (E.C.), por email e videoconferência, no ano de 2020, em função da Pandemia do Novo Corona Vírus.
Theory of the Single Gesture
RICARDO CARRANZA
JOHN MILTON (English version)
You never step into the same river twice.
Heráclito
The irreducible maxim of one of the greatest philosophers since Classical Greece, and the only one who remained irreducible under Nietzsche's fierce scrutiny, can be credited with translating the essence of nature, in its broadest sense, as permanent movement. We may dare to bring the brilliant observation of Heraclitus of Ephesus closer to our theory of the single gesture, which is nothing more, within the scope of the microscale of the subject, than continuous, rapid and flawless movement. The work was inspired by the technique of Chinese calligraphy, but we separate the plastic expression of the ideogram from its linguistic function. To some this may sound rather heretical; for us it is no more than freedom of creation.
As colunas coríntias do Paço Municipal de Santos
CLÁUDIO WALTER GOMEZ DUARTE
Resumo
Este artigo tem por objetivo abordar alguns elementos e especificidades da arquitetura clássica na cidade de Santos (São Paulo). Trata-se de um estudo de caso no qual analisamos as proporções das colunas coríntias do Paço Municipal. Inicialmente, apresentamos um breve roteiro cronológico com as principais edificações ecléticas da cidade; depois, sintetizamos alguns dados relevantes sobre o nosso objeto de estudo em relação a seus aspectos históricos e técnicos. Apresentamos também uma breve introdução histórica para a ordem arquitetônica coríntia. A seguir, chegamos ao objetivo principal de nossa pesquisa, comparando as proporções das colunas coríntias do Paço Municipal com três parâmetros da mesma ordem: as colunas prescritas por Vitrúvio (4,1,11-12)1 em seu tratado De Arquitetura e as colunas de duas amostras de construções gregas e romanas. Expusemos os dados em planilhas e gráficos, seguidos de nossa interpretação. As conclusões mostram, como esperado, que as colunas da edificação santista guardam pouca relação proporcional com as recomendações do arquiteto romano; contudo, foram encontrados paralelos muito interessantes com o legado construtivo greco-romano.
A Teoria do Gesto Único
RICARDO CARRANZA
Não se entra no mesmo rio duas vezes.
Heráclito
A máxima irredutível de um dos maiores filósofos desde a Grécia Clássica, e o único que se manteve irredutível sob o feroz escrutínio de Nietzsche, possui o mérito de traduzir a essência da natureza, no seu sentido mais amplo, como movimento permanente. Ousamos aproximar a brilhante constatação de Heráclito de Éfeso à nossa teoria do gesto único, este que nada mais é, no âmbito da microescala do sujeito, que movimento contínuo, rápido e irretocável. A obra foi inspirada na técnica da caligrafia chinesa, entretanto separamos a expressão plástica do ideograma de sua função linguística. Para alguns isto pode soar um tanto herético; para nós é apenas liberdade de criação.
A arte e a percepção visual como processo pedagógico para o ensino fundamental
JONATA DA TRINDADE FERREIRA
JOSÉ FRANCISCO DA SILVA COSTA
Resumo
O presente artigo objetiva realizar uma reflexão sobre a importância do ensino da Arte no contexto escolar, compreender os desafios dos alunos frente as diversas formas de arte que estão presentes na vida cotidiana dos educandos e as praticidades de atividades lúdicas vivenciadas a partir da escola podendo serem exploradas nas dimensões e contribuições na formação artística das crianças. Entretanto a arte é considerada como ferramenta pedagógica no espaço escolar por propiciar experiências significativas às crianças a partir da interação com o outro. Ela contém, em seu núcleo, uma maneira simbólica de educar para a sensibilidade, para a ativação das emoções, para a visualidade das formas novas de intelecção artística.
Praça XV de Novembro: Ressignificando artes, signos e narrativas no coração de Florianópolis
MILTON LUZ DA CONCEIÇÃO
LARISSA FERRAZ RIOS
Resumo:
Este artigo trata da busca de evidências entre perdas e permanências das identidades e das culturas populares no centro histórico da cidade de Florianópolis. Os centros históricos de nossas cidades contemporâneas se encontram esculpidos e tingidos sobre conflitos de interesse de mercado. Suas leituras e interpretações sob um ponto de vista diferente do “tradicional”, que conserva edifícios, mas não conserva gestos, que conserva cascas sem conservar práticas, é um exercício que se torna cada vez mais complexo. Todavia, não seriam exatamente as práticas sociais aquelas que definem e reforçam os laços identitários, que significam o moldado e o construído? Sob formato de pesquisa qualitativa, parte de uma apropriação metodológica específica de se olhar para o seu patrimônio imaterial: a leitura de signos narrativos artísticos presentes na própria Praça XV.
Fordlândia e Belterra: percursos etnográficos e a patrimonialização da Arquitetura em madeira
CYBELLE SALVADOR MIRANDA
ZÂMARA ELAÍNE ANUNCIATA LIMA
Resumo:
O interesse na preservação do conjunto urbano de Fordlândia e Belterra se explica pela importância histórico-cultural-econômica principalmente para a Amazônia, como um dos primeiros grandes projetos implantados da região. Foi idealizado e financiado pela indústria Ford para o cultivo da seringa e extração do látex vegetal, que fora utilizado como base na produção dos pneus de automóveis fabricados pela Companhia. Com a decadência e o abandono do projeto pela Ford, o lugar ficou conhecido como "cidade fantasma”, entretanto permaneceu ocupado principalmente pelas famílias de ex-funcionários e ex-prestadores de serviços, em geral vindos de regiões próximas.
A criação de uma plataforma de conversação arquiteto-cliente
CELSO CARNOS SCALETSKY
CASSIUS RIGHEZ
Resumo
Este artigo reflete sobre o uso de uma plataforma para estimular a conversação entre arquiteto e cliente na construção do programa arquitetônico. Busca-se compreender as necessidades objetivas e subjetivas do futuro usuário do projeto. Esta pesquisa partiu de uma revisão não sistemática da literatura realizada nas bases de dados da CAPES e EBSCOHust. A partir das palavras chave "Programa Arquitetônico", "Programa de Necessidades" e seus homólogos em inglês "Architectural Programming", "Program of Requirements", entre outros, encontrou-se importantes conceituações sobre o tema, sendo que a interação arquiteto e cliente ainda é bastante focada em reuniões e entrevistas.
A réplica da antiga estação ferroviária de Caçador: Uma análise comparativa da arquitetura
JULIANA APARECIDA BIASI
LARA LIMA FELISBERTO
EMILY LUVISON
HELENA PAZIN
STÉFANI AMANDA ANSILIEIRO
Resumo:
A trajetória da cidade de Caçador (SC) foi marcada fortemente pela Guerra do Contestado. Era na estação ferroviária o local que as tropas federais desembarcavam para combater a população envolvida no movimento. Após esse período de conflitos, outros colonizadores de origem europeia foram se estabelecendo ao longo dos trilhos na então Vila de Rio Caçador. Por volta de 1941, aconteceu um incêndio que acabou com toda a antiga Estação Ferroviária, em seu lugar foi edificada a réplica, inaugurada em 1986.