5% Arquitetura + Arte
A magazine 5% Arquitetura + Arte, 1808-1142, foi fundada em 2005 por iniciativa da arquiteta, escritora e desenhista Dra. Edite Galote Carranza e do pintor, poeta, escritor e arquiteto MA. Ricardo Carranza.
Desde então, a 5% Arquitetura+Arte atua de forma independente à divulgação de artigos e manifestações artísticas.
Procure Artigos/Trabalhos:
A experiência imagética na arquitetura “Raio que o parta”
LAURA CAROLINE DE CARVALHO DA COSTA
CYBELLE SALVADOR MIRANDA
Resumo:
“Raio que o parta” (RPQ), em arquitetura, é um termo associado à manifestação estética concebida por engenheiros, mestres-de-obras e moradores que recriaram o modernismo nas residências de classe média e popular no Pará, diferenciando-se das demais assimilações do moderno no Brasil pelo emprego de mosaicos com desenhos de setas e raios, executados com cacos de azulejos nas platibandas. Face à perspectiva comumente difundida de que se tratou de um modernismo de fachada, posto que alguns exemplares são constituídos de reformas a partir de pré-existências das arquiteturas de traços colonial e eclético, identificamos construções “de raiz” erguidas entre os anos 50 e 60 do século XX e que trazem os elementos do RQP para o espaço interno, no intuito de modernizar a casa na sua ambiência interior.
A arquitetura e as técnicas construtivas em bambu: Aplicação no Centro Cultural Max Feffer
VANESSA CAROLINA DE SOUZA
CÉLIA REGINA MORETTI MEIRELLES
PAULA MENDES THOMAZ RIMI
Resumo:
Crescentemente profissionais da área da construção vêm buscando materiais naturais e sustentáveis no momento de projetar e construir suas obras, por esta razão a pesquisa busca analisar as principais contribuições, características e estratégias construtivas do bambu, numa obra específica - Um material natural e abundante na natureza, com excelentes propriedades físicas, mecânicas e de fácil manuseio e cultivo. O artigo investiga a obra projetada pela arquiteta Leiko Motomura, uma das pioneiras no uso de materiais alternativos e sustentáveis no Brasil, dada a sua relevância em projetos com o uso deste material, destacando a aplicação do bambu como um material sustentável.
Casa Jorge: uma casa-ateliê para Jorge dos Anjos
EVELISE BOTH
ANDREA SOLER MACHADO
Resumo
O presente trabalho surge de uma investigação sobre casas-ateliê para artistas, e pretende apresentar e analisar a Casa Jorge, projeto do arquiteto mineiro João Diniz para o artista plástico Jorge dos Anjos1. Construída em Belo Horizonte, Minas Gerais, trata-se de um conjunto arquitetônico formado pela Casa Preta e pelo anexo-ateliê, construídos durante os anos 2000. Verificam-se aspectos arquitetônicos de implantação, formais, funcionais e construtivos, com foco na interpretação do programa da casa-ateliê, que consiste na coexistência das funções de moradia e trabalho artístico.
Plano Piloto de Cotia
EDITE GALOTE CARRANZA
Resumo
O projeto “Plano Piloto e Anteprojeto para Cidade Satélite em Cotia” é um divisor de águas na trajetória do GAN (Grupo Arquitetura Nova). A proposta desenvolvida no início da década de 1960 não foi construída, mas sua a solução corresponde a projetos habitacionais do cenário internacional do mesmo período, bem como ao projeto nacional-desenvolvimentista. O Plano marca o momento de mudança de ideário do grupo que, anos mais tarde, assumiu uma posição crítica ao modelo que o próprio Plano representara. Este trabalho tem como fontes primárias o artigo “Plano para cidade satélite” de Nestor Goulart Reis Filho e o projeto que consta do acervo da biblioteca da FAUUSP.
Espírito Versus Letra: Dilemas da Tradução Poética
OLEG ALMEIDA
Resumo
Trata-se, neste artigo, da tradução poética cujos diferentes tipos são vistos sob o seu aspecto técnico. Analisando as versões portuguesas de três poemas franceses (Perfume exótico de Charles Baudelaire, A ponte Mirabeau de Guillaume Apollinaire e Canção de outono de Paul Verlaine), o autor busca esboçar alguns critérios gerais que permitam distinguir uma “releitura criativa” do texto original de uma tradução justalinear, não obrigatoriamente perfeita, e de uma tradução chamada de “fidedigna” que valorize, antes de tudo, o espírito do poema traduzido, seu lado imaterial, mesmo que seu conteúdo venha a sofrer pequenas modificações justificáveis.
Análise sensorial do lugar na perspectiva de Juhani Pallasmaa: um estudo de caso na Praia do Pontal, Florianópolis (SC)
PAULA GABBI POLLI
MATHEUS JOSÉ RIGON
LEONARDO DE OLIVEIRA BRITO
MARISTELA MORAES DE ALMEIDA
Resumo:
Ao considerar a prática projetual arquitetônica na contemporaneidade, evidencia-se a necessidade de repensar as estratégias envolvidas no processo de análise e projeto do espaço habitado, tendo em vista a recorrente priorização da dimensão visual e de atributos de caráter funcionalista, em detrimento de outros aspectos que conformam a totalidade da experiência do lugar. Nesse cenário, o objetivo deste artigo é investigar estratégias de análise sensorial do lugar a partir da perspectiva do arquiteto Juhani Pallasmaa, importante teórico sobre a fenomenologia da arquitetura. Trata-se de uma abordagem realizada na disciplina “Projeto: investigações teórico-práticas”, no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina.
Duas faces da modernidade arquitetônica brasileira. Analogias e diferenças entre o Edifício Conde Matarazzo em São Paulo e o Ministério da Educação e Saúde Pública no Rio de Janeiro
ALESSANDRA BEDOLINI
Resumo:
O presente artigo apresenta duas obras arquitetônicas coevas e representativas de duas diferentes acepções de Modernidade: o Edifício Conde Matarazzo em São Paulo (1935-1939) e o Ministério da Educação e Saúde Pública no Rio de Janeiro (1935-1943). O primeiro, considerado um interessante exemplo de arquitetura fascista fora da Itália, foi financiado por um abastado empreendedor de origem italiana como sede administrativa de suas empresas (as Indústrias Reunidas Matarazzo) e realizado de acordo com as diretrizes projetuais do italiano Marcello Piacentini contando com a presença, no canteiro de obras, de seu colaborador Vittorio Ballio Morpurgo. O segundo, construído por ordem do então Ministro da Educação e Saúde Gustavo Capanema, apresenta traços característicos da lectio corbusiana do período purista, posição assumida pela equipe de arquitetos brasileiros encarregados pela execução do projeto e efetivada pela presença de Le Corbusier no papel de consultor.
Espaço, corpo e cidade: o papel central da experiência no MuBE
DANRLEI SILVA FELIX DE ANDRADE
FERNANDO DINIZ MOREIRA
Resumo:
Nas últimas décadas, os museus deixaram de ser simples espaços de colecionismo de obras de arte e tornam-se locais de celebração da própria cidade onde estão locados, por vezes fazendo parte de estratégias de revitalização urbana. Frequentemente encomendados a renomados escritórios de arquitetura, os edifícios que abrigam estes grandes museus têm sido vistos como obras de arte, com forte carácter imagético, e se mostrado cada vez mais dissociados do lugar onde se inserem. Ao contrário desta tendência, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha destacou-se na produção de museus inseridos em contextos urbanos consolidados, levando em consideração as particularidades do lugar.
Criatividade nos edifícios de escritórios de Carlos Bratke
WILSON FLORIO
HARON GABRIEL
Resumo:
Carlos Bratke pertence a uma geração de arquitetos formados na década de 1960 que buscou alternativas à arquitetura moderna em São Paulo. Após um rigoroso levantamento bibliográfico, iconográfico e de entrevistas, constatou-se uma lacuna no estudo de sua obra. A partir da coleta de informações sobre 50 edifícios concebidos pelo arquiteto, foi possível identificar 8 edifícios com características similares, concebidos entre 1975 e 1985, na região da Berrini, cuja unidade de linguagem se destaca dentro do conjunto da obra. Diante destes fatos, surgiram as seguintes perguntas. Quais restrições impostas pelo pensamento moderno o arquiteto abandonou para instaurar sua própria identidade como arquiteto? Como identificar a criatividade na obra de Carlos Bratke?