5% Arquitetura + Arte
A magazine 5% Arquitetura + Arte, 1808-1142, foi fundada em 2005 por iniciativa da arquiteta, escritora e desenhista Dra. Edite Galote Carranza e do pintor, poeta, escritor e arquiteto MA. Ricardo Carranza.
Desde então, a 5% Arquitetura+Arte atua de forma independente à divulgação de artigos e manifestações artísticas.
Procure Artigos/Trabalhos:
O Realismo na Arquitetura
LUIZ CARLOS DA CUNHA[i]
Faz uns poucos anos que se pode assinalar modificações significativas na arquitetura brasileira, fugindo ao formalismo desvairado que a popularizou desde o seu aparecimento. Muito embora ela tenha se formado sob a inspiração de conceitos racionalistas, expostos pelo seu mestre mais autorizado – Le Corbusier – as condições básicas de mão-de-obra, equipamentos, clientela e programa, enfim, os meios materiais e sociais de realização se encontravam aquém do nível e qualidade exigidos pelo expressionismo racionalista, ou da expressão estética deduzida da técnica industrial. Nas circunstâncias inarredáveis de adaptação dos princípios à realidade, aqueles foram se fazendo cada vez mais esquecidos, até chegar ao abandono.
DOZE POEMAS DE MATSUO BASHÔ
GUSTAVO FRADE
Resumo
Tradução de doze hokku (forma mais conhecida como haikai) de Matsuo Bashô com breve introdução e comentários gerais sobre a tradução e específicos sobre cada um dos poemas. Como o gênero oferece o desafio de desenvolver imagens dentro de uma forma fixa extremamente concisa e como a brevidade é marca característica dos poemas, o texto traduzido também segue uma espécie de padrão rítmico 5-7-5 que se aproxima um pouco da contagem japonesa de unidades rítmicas. Como outra marca essencial do gênero é a composição particularmente atenta à construção de imagens e à sequência dessas imagens, essas imagens e a ordem em que elas aparecem no texto são prioridades da tradução. A seleção foi feita com o objetivo de apresentar poemas dedicados a cada uma das estações do ano, de bom humor, de reflexão introspectiva, de algum pensamento sobre a poesia e ainda um caso de métrica peculiar.
Sensibilidades topográficas em Álvaro Siza: Estratégias Projetuais do conjunto da Igreja de Santa Maria em Marco de Canaveses
LÍVIA NÓBREGA
FERNANDO MOREIRA
Resumo:
O presente artigo discute cinco estratégias projetuais que exploram a relação entre edifício e sítio, elaboradas à luz de uma noção ampliada do conceito de topografia, com base no exame da Igreja de Santa Maria, obra do arquiteto português Álvaro Siza, projetada e construída entre 1990 e 1996, em Marco de Canaveses, Portugal. Neste sentido, os conceitos de estratégia projetual (Moneo, 2008) e topografia (Leatherbarrow, 2000, 2004) deram suporte à descrição e análise do referido projeto, através do qual foram identificadas as seguintes estratégias: 1) Apreensão do sítio e enquadramento da liberdade projetual; 2) A construção como cultivo; 3) Terraplenagem como estruturação; 4) Fragmentação versus frontalidade; 5) Tempo e materialidade.
A Praça Nereu Ramos: o patrimônio cultural como fomento da memória e identidade urbana
GRASIELE DE COSTA SCARDUELLI
TERESINHA MARIA GONÇALVES
Resumo:
A praça é espaço livre público, é ambiente coletivo de múltiplos significados. A praça é local de vida urbana, onde ocorrem processos complexos de construção de identidade urbana, promoção da memória, significados e reconhecimento pessoal e interações entre o sujeito e seu ambiente construído. O patrimônio cultural é constituído por objetos físicos e dimensões simbólicas de um determinado espaço, que implica na construção da cidade e sua sociedade. Este trabalho trata-se se um estudo interdisciplinar sob a perspectiva da psicologia ambiental e da arquitetura e urbanismo sobre o ambiente urbano, realizada na Praça Nereu Ramos situada em Criciúma/SC.
A alquimista: um ensaio metodológico
HEBER MACEL TENÓRIO VASCONCELOS
EVANDRO FIORIN
Resumo
Esta produção trata de um artigo teórico-metodológico do tipo ensaio. O texto se propõe a dar visibilidade à Cartografia como método de abordagem e ao Caminhar como procedimento metodológico. Como artificio para conduzir a discussão, os autores assumem uma personagem feminina chamada “Alquimista”. Através da revelação de suas anotações, são apresentados procedimentos, instrumentos e artefatos metodológicos. Organizados em oito eixos (tratamento dos dados, suporte de registro, relação com a sociedade, método de abordagem, relação com os sujeitos, critério espacial, abrangência e procedimentos de campo), esses elementos de discussão constituem os principais resultados da problematização tecida ao longo do texto.
Circulação e percurso em quatro edifícios culturais concebidos por Paulo Mendes da Rocha
ANA BASTOS CAPRINI
ANA TAGLIARI
Resumo:
Este artigo apresenta uma análise de quatro projetos culturais do arquiteto Paulo Mendes da Rocha e colaboradores para a cidade de São Paulo: MuBE (1986-1995), Pinacoteca do Estado (1993), Centro Cultural FIESP (1996-1998) e SESC 24 de maio (2000-2017). A pesquisa realizou uma análise interpretativa dos projetos com foco no sistema e elementos de circulação, identificando e relacionando com suas estratégias projetuais. A investigação foi realizada a partir da leitura dos textos escritos pelo arquiteto, bem como entrevistas e depoimentos, visitas, fotografias, desenhos analíticos e de observação.
A criação da marca de móveis corporativos Operis
DANILO FRANCISCO SOARES DE LUCENA
WILSON FLORIO
Resumo
O objeto de estudo deste artigo é a marca Operis, criada pelo designer Norberto Chamma. O objetivo é investigar o processo de projeto do designer a partir da análise sistemática da criação e desenvolvimento desta marca. A pesquisa apoiou-se nos conceitos advindos da Teoria do Geneplore para explicar a geração e a exploração de ideias que caracterizam a criatividade. A intenção é mostrar a gênese e as transformações das ideias ao longo do processo de projeto.
Palavras-chave: Identidade Visual. Criatividade. Cognição.
Ontem uma maçã
RICARDO CARRANZA
Ontem uma maçã.
As luzes apagavam da cidade
blocos insípidos que abrigam
pessoas como eu e você. O frenesi,
pré-agendado, principiava a se enrolar
com o focinho embebido no ventre.
Do véu de luz no talho da pedra se
espreitava um suspiro de dor,
tédio ou volúpia; não sei dizer.
O tempo passou, insidioso, pela alma
do meu esqueleto. De volta, a maçã ainda
oxidava como ampulheta de carne no tampo
de vidro temperado. Então você veio e disse
que é fácil dizer que a maçã vem da árvore e a árvore vem da semente da maçã
e que isso não causa mais vertigem a ninguém.
Panorama verde: um paralelo entre a vegetação da cidade moderna e da contemporânea
MATHEUS MARAMALDO ANDRADE SILVA
Resumo:
O verde, configurado a partir de árvores, arbustos, forrações e demais estratos, tem um diálogo variado dentro da paisagem. Em uma perspectiva mais associada a sua essência stricto sensu, é captado pela lente dos observadores como parte da “mãe natureza”, onde o compêndio geográfico e as raízes rousseauneanas fatalmente nos enveredam para uma análise pastoril da vegetação, para a densidade das imensidões vegetadas ou os detalhamentos específicos da botânica, em que cada elemento fitofisiológico ou fitomorfológico é essencial.