5% Arquitetura + Arte
A magazine 5% Arquitetura + Arte, 1808-1142, foi fundada em 2005 por iniciativa da arquiteta, escritora e desenhista Dra. Edite Galote Carranza e do pintor, poeta, escritor e arquiteto MA. Ricardo Carranza.
Desde então, a 5% Arquitetura+Arte atua de forma independente à divulgação de artigos e manifestações artísticas.
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Casa Valéria Cirell: uma obra alternativa
![Detalhe do alpendre. A cobertura de sapé foi substituída por telhas de barro. Foto: Márcio Reis](/images/casa-1.gif)
EDITE GALOTE CARRANZA
Desde que chegou ao Brasil, em 1946, o casal Bardi interagiu num contexto cultural em transformação. A noção de cultura nacional teve seus princípios do nacionalismo dos anos 1930-40 alterados em favor da cultura popular dos anos 1960 e do confronto com a cultura de massas e internacionalismo cultural dos anos 1970.
A casa arquétipo da UNICAMP
![Sobrado, vista da fachada projetada para implantação sem recuos laterais, fundação tipo radier, painéis e nervuras aparentes, balanço do dormitório e laje de cobertura. Foto: Nelson Kon](/images/F1.jpg)
EDITE GALOTE CARRANZA
RICARDO CARRANZA
"Em relação ao desenho, buscou-se partir de uma imagem quase arquetípica da ideia de “casa”: uma porta, uma janela, um telhado (…) que pudessem ser complementados por uma árvore, uma cerca…”(VILLÀ)
Para a materialização do conceito em epígrafe, Joan Villá, arquiteto adepto da autenticidade em arquitetura, adotou o princípio da técnica construtiva e uma forma coerentes com o sistema de produção serial.
A casa da floresta
![Nesta vista vê-se a face inferior da cobertura de fibra vegetal, com perfis tubulares da trama de arcos e terças horizontais e os contraventamentos de cabos de aço em X, o volume elevado da casa com vedações de vidro, vigamento da grelha de piso e avanços das placas de vidro temperado transparentes da laje grelha de cobertura, e no topo veem-se os tirantes e contraventamento dos pilares centrais. Foto: Gal Oppido](/images/f5.jpg)
EDITE GALOTE CARRANZA
RICARDO CARRANZA
… o homem é à medida que habita. Heidegger
Para o projeto da residência em Pouso Alto os arquitetos Newton Massafumi e Tânia Regina Parma do escritório Gesto Arquitetura adotaram como conceito que “as casas devem ser como pássaros pousados na Mata Atlântica”.
Teatro Oficina: ruína e transformação
![A bigorna de Vulcano: símbolo do Teatro Oficina](/images/IMG_1508.jpg)
EDITE GALOTE CARRANZA
RICARDO CARRANZA
Pensar no Teatro Oficina é confrontar-se com seu duplo significado histórico de permanência e transformação. Em O mal estar na civilização, Freud nos fala da dificuldade de se representar visualmente o mundo da psique.
A Caixa de Livros
![Vista Sul onde se vê o volume recuado do térreo, vigas de aço no eixo transversal e esquadrias de alumínio tipo máximo-ar com vidro liso transparente, vedações laterais revestidas de granilha dourada, pilares-mesa de concreto armado aparente que recebem as cargas da estrutura metálica, rampa de acesso da esplanada do campus.](/images/1.jpg)
EDITE GALOTE CARRANZA
RICARDO CARRANZA
A rigorosa racionalidade, deduzida de exigências objetivas de contrato quanto à exiguidade de prazos e custos, ordena o processo de projeto da biblioteca PUC de Campinas.
O Renascimento da Escola Municipal de Astrofísica
![Foto 1- Fachada Leste, vista noturna. No nível térreo, o salão de exposições, no terraço a cúpula do observatório restaurada e desativada e no primeiro plano os banco com iluminação e ventilação permanentes. Fonte: Elito Arquitetos Associados Ltda](/images/2-astrofisica.jpg)
O projeto de arquitetura começa por uma pergunta: que partido adotar, isto é, dadas as condicionantes – programa, sítio, recursos, quais seriam as respostas mais adequadas à solução do problema?
As cúpulas do Planetário
![Planetário à época da inauguração Fonte: Arquivo Eduardo Corona](/images/foto-4-planetario-epoca-inauguracao-2.jpg)
EDITE GALOTE CARRANZA
RICARDO CARRANZA
No início da década de 1950, o então governador Lucas Nogueira Garcez priorizou o projeto do Parque do Ibirapuera para que este fosse o marco arquitetônico do IV Centenário da Cidade de São Paulo. Era o momento histórico do Brasil grande, moderno, e que encontraria nas obras monumentais de Brasília sua realização mais emblemática, embora, à época, nem sempre as soluções arrojadas estivessem de acordo com as possibilidades técnico-construtivas.
Casa Eduardo Manzano: alternativa à casa popular
![Casa Eduardo Manzano, recém concluída. Fonte: Arquivo do arquiteto](/images/8.jpg)
EDITE GALOTE CARRANZA
RICARDO CARRANZA
O arquiteto Vitor Lotufo, como um mestre das corporações de ofício medievais, elabora o processo construtivo no canteiro orientando a mão de obra com base em desenhos técnicos resumidos, o que não deve ser confundido com o prático que desconhece a teoria. O arquiteto tem longa experiência no ensino de arquitetura, em aulas teóricas, prática em laboratório, e na sistematização das experiências em monografias de cálculo estrutural, por exemplo, para o qual contribui com um método geométrico de dimensionamento das estruturas.
História e geografia: projeto e obra
![História e geografia. Foto: Acervo Eduardo Corona](/images/historia-e-geografia-3.jpg)
EDITE GALOTE CARRANZA
RICARDO CARRANZA
No início da década de 1960, inserido no Plano de Ações do Governo Carvalho Pinto, o arquiteto Paulo de Camargo e Almeida, então Diretor Executivo do FCCUASO – Fundo de Construção da CUASO – USP/SP, convida um grupo de arquitetos, afinados com o princípio de uma arquitetura dotada de espaços internos amplos interligados através de ruas e praças, a projetar edifícios que dessa forma ampliassem as possibilidades de convívio universitário, fazendo uso de uma tecnologia a mais atualizada possível.