Projeto de Edifício de Escritórios: Samuel Nunes Lopes 6º Semestre UNIP Chácara Santo Antonio

Categoria: Broto-Arquiteto Imprimir Email

   

  Projeto de escritório: ImplantaçãoProjeto de escritório: Implantação

O projeto teve como principal pilar de concepção a integração da paisagem, e com tal partido o desenvolvimento do projeto enquadrou-se em diretrizes estabelecidas como a preservação da flora autóctone, a inserção de novas espécies e uma composição harmônica entre o existente e o construído. Trata-se de um edifício com uso comercial de salas executivas e fachadas ativas no térreo e uma sala de conferência para 200 pessoas.

 

Dentro do partido de integração a paisagem, elementos do edifício foram constituídos para receber maiores atenções, como as sacadas das fachadas, que foram tratadas com vegetações herbáceas e arbustivas com nuances de cores que a cada estação estariam diferentes, mudando completamente a estética do edifício. Outro elemento que agrega valor paisagístico no projeto, são as jardineiras, que foram projetadas para receber vegetações de médio e pequeno porte sobre a área do estacionamento, preocupando -se em impermeabilizar sua parte inferior para não gerar problemas para os subsolos, foram propostas também jardineiras que receberiam vegetações de grande porte onde não há subsolo e as raízes das espécies poderiam seguir seu curso normal de crescimento. Houve um cuidado e uma atenção maior para o uso do pedestre no interior do lote, sendo assim os percursos foram pensados para trazer comodidade tanto física quanto visual para os usuários, criando áreas de permanência com pergolados e vegetações de alto porte gerando um sombreamento natural, e uma experiencia única para os usuários.

Um ponto crítico da concepção projetual foi a determinação da área do subsolo voltada para estacionamento, pois quanto maior a área do subsolo menos vegetações de grande porte o projeto poderia ter, visando essa condicionante a área do subsolo foi diminuída e sua quantidade de pavimentos aumentada, pois assim o projeto poderia expandir suas áreas verdes, sem decorrência de problemas futuros.

Sobre a estrutura, foi pensada para utilizar-se de altas tecnologias construtivas e materiais de alto desempenho, como protender lajes possibilitando vãos maiores vencidos e protender vigas que cruzariam as áreas de trabalho aumentando o pé direito dos pavimentos.

Por fim o projeto buscou ser um diferencial para a área, atendo-se a valores de bem-estar do usuário, preservação do meio ambiente, e paisagismo.

 

SUBSOLOSSUBSOLOS

 

PLANTA PAVTO TIPOPLANTA PAVTO TIPO

  

 CORTE AACORTE AA

 

 CORTE BBCORTE BB

 

  CORTE CCCORTE CC

 

 SITUAÇÃOSITUAÇÃO

 

  FACHADAFACHADA

 

 DETALHAMENTODETALHAMENTO

 

SAMUEL NUNES LOPESSAMUEL NUNES LOPES

    Ricardo Carranza
    Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2000, diretor do escritório de arquitetura e editora G&C Arquitectônica Ltda, editor da revista 5% Arquitetura + Arte e escritor. Publicações: Antologias de Concursos Nacionais – SCORTECCI, SESC DF; revista de literatura – CULT; sites de Poesia e Literatura – Zunái, Stéphanos, Germina, Cult - Ofi-cina Literária, Mallarmargens, O arquivo de Renato Suttana, Triplov. LIVROS: Poesia – publicados: Sexteto, Edição do Autor, SP, 2010; A Flor Empírica, Edição do autor, SP, 2011; Dramas, Editora G&C Arquitectônica Ltda., SP, 2012. Inéditos – Pastiche, 2017/2018; poesia... 2019. Contos – inéditos: A comédia dos erros, 2011/2018 – pré-selecionado no Prêmio Sesc de Literatura 2018; Anacronismos, 2015/2018; 7 Peças Cáusticas, 2018. Romance inédito: Craquelê, 2018/2019. Cadernos de Insônia (58): desde 2009. ARTIGOS publicados na revista 5% Arquitetura+Arte desde 2005.

    Professor orientador

    Disciplina: Projeto de Edifício Multifuncional Complexo

     

    COMO CITAR:

     LOPES, S. N. Projeto de edifício de escritórios: Samuel Nunes Lopes 6o. semestre UNIP Chácara Santo Antônio. Revista 5% arquitetura+arte, São Paulo, ano 13, volume 02, número 15, p.87, jan. jul. 2018. disponível em: http://revista5.arquitetonica.com/index.php/magazine-1/broto-arquiteto/projeto-de-escritorio
     
    Acessos: 5672