Projeto de Edifício de Escritórios: Samuel Nunes Lopes 6º Semestre UNIP Chácara Santo Antonio
O projeto teve como principal pilar de concepção a integração da paisagem, e com tal partido o desenvolvimento do projeto enquadrou-se em diretrizes estabelecidas como a preservação da flora autóctone, a inserção de novas espécies e uma composição harmônica entre o existente e o construído. Trata-se de um edifício com uso comercial de salas executivas e fachadas ativas no térreo e uma sala de conferência para 200 pessoas.
Dentro do partido de integração a paisagem, elementos do edifício foram constituídos para receber maiores atenções, como as sacadas das fachadas, que foram tratadas com vegetações herbáceas e arbustivas com nuances de cores que a cada estação estariam diferentes, mudando completamente a estética do edifício. Outro elemento que agrega valor paisagístico no projeto, são as jardineiras, que foram projetadas para receber vegetações de médio e pequeno porte sobre a área do estacionamento, preocupando -se em impermeabilizar sua parte inferior para não gerar problemas para os subsolos, foram propostas também jardineiras que receberiam vegetações de grande porte onde não há subsolo e as raízes das espécies poderiam seguir seu curso normal de crescimento. Houve um cuidado e uma atenção maior para o uso do pedestre no interior do lote, sendo assim os percursos foram pensados para trazer comodidade tanto física quanto visual para os usuários, criando áreas de permanência com pergolados e vegetações de alto porte gerando um sombreamento natural, e uma experiencia única para os usuários.
Um ponto crítico da concepção projetual foi a determinação da área do subsolo voltada para estacionamento, pois quanto maior a área do subsolo menos vegetações de grande porte o projeto poderia ter, visando essa condicionante a área do subsolo foi diminuída e sua quantidade de pavimentos aumentada, pois assim o projeto poderia expandir suas áreas verdes, sem decorrência de problemas futuros.
Sobre a estrutura, foi pensada para utilizar-se de altas tecnologias construtivas e materiais de alto desempenho, como protender lajes possibilitando vãos maiores vencidos e protender vigas que cruzariam as áreas de trabalho aumentando o pé direito dos pavimentos.
Por fim o projeto buscou ser um diferencial para a área, atendo-se a valores de bem-estar do usuário, preservação do meio ambiente, e paisagismo.
Professor orientador
Disciplina: Projeto de Edifício Multifuncional Complexo
COMO CITAR: